4 pontos de parada de descanso para caminhoneiros

12 de Dezembro de 2022
Notícias

Prevista na Lei de Descanso para Caminhoneiros e motoristas, a parada para ficar na boleia é obrigatória. Passar horas diretas na estrada pode ser prejudicial para a saúde e para a segurança dos motoristas. Afinal, os efeitos causados pelo cansaço e o sono podem ocasionar acidentes graves. No entanto, quando os condutores seguem as horas de descanso sugeridas, têm benefícios como maior disposição e rendimento.

Confira alguns pontos de parada de descanso seguros e gratuitos para você repor as energias e rodar qualquer trajeto com segurança.

4 pontos de parada de descanso para caminhoneiros

1. Renovias, SP-340 – Mogi Mirim/Campinas-SP:

No gigantesco pátio da Renovias, é possível estacionar até 80 caminhões e uma área de lazer, banheiros, chuveiros, etc. É perfeito local de descanso após longos dias na estrada.

2. Graal 56: Rodovia dos Bandeirantes, km 56,5:

Este ponto de descanso faz parte do Grupo Graal, no qual os caminhoneiros podem desfrutar de um tempo para relaxar, cuidar da sua higienização, alimentação e manter o veículo pronto para rodar nas estradas.

3. Posto Décio, na BR-153:

Nesse posto, considerado um dos maiores do mundo, os caminhoneiros podem aproveitar a boleia e o serviços disponíveis no local: lazer, alimentação, lavanderia, estacionamento gratuito e banheiro.

4. Posto Dom Pedro, Rodovia Fernando Dias, km 880:

O local é muito conhecido na região, por isso, parada obrigatória para os motoristas recarregarem as energias, aumentando a disposição e a produtividade nas estradas.

O que diz a Lei de Descanso para motoristas

A Lei de Descanso para motoristas vale para os caminhoneiros, mas com diferenciais. Promulgada em 2015, tem como objetivos regulamentar a área, melhorar as condições de trabalho, preservar a saúde e proporcionar segurança aos condutores de caminhão. Alguns itens determinam o seguinte:

u00b7 Paradas de 30 minutos a cada cinco horas e meia seguidas na condução de caminhões;

u00b7 A cada 24 horas, o condutor deve descansar 11 horas e apenas oito horas podem ser ininterruptas ao volante;

u00b7 Ao infringir a lei, a multa é de R$ 130,16 e 4 pontos na CNH. O veículo poderá ser retido até que o tempo de descanso seja cumprido.

u00b7 Clique aqui e fique por dentro de todos os artigos que a lei regulamenta.

Nesse blogpost você encontra mais informações sobre a Lei do Caminhoneiro: tudo sobre descanso e jornada de trabalho.

A importância do descanso do corpo e da mente

O descanso não é uma escolha, mas uma necessidade, assim como manter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos. Ter momentos de lazer e curtir com tranquilidade as pausas no dia a dia favorecem uma melhor qualidade de vida, refletindo fortemente na produtividade. Pois, com as energias renovadas, o corpo e a mente ficam mais dispostos a realizar as atividades de rotina. Sem contar que ter uma boa noite de sono ajuda na recomposição das células, traz equilíbrio e torna os músculos saudáveis. Do contrário, inibir o sono traz vários malefícios já apontados por especialistas em diversas pesquisas, como decisões mais lentas, insônia, depressão, dores de cabeça, irritabilidade até problemas de saúde mais graves.

Prevista na Lei de Descanso para Caminhoneiros e motoristas, a parada para ficar na boleia é obrigatória. Passar horas diretas na estrada pode ser prejudicial para a saúde e para a segurança dos motoristas. Afinal, os efeitos causados pelo cansaço e o sono podem ocasionar acidentes graves. No entanto, quando os condutores seguem as horas de descanso sugeridas, têm benefícios como maior disposição e rendimento. Confira alguns pontos de parada de descanso seguros e gratuitos para você repor as energias e rodar qualquer trajeto com segurança.
Fique por dentro!
Digite seu e-mail e assine nossa Newsletter.